04/07/2017 11:24:41

Na Edição 2016 do Concurso Estudos Deca, Adriana Carolina Broilo foi orientadora da aluna Camila Volken, 1º lugar do curso de Arquitetura com o tema “Banheiro de um mercado público municipal”. Confira como a orientação da Adriana foi fundamental para o projeto vencedor:

“Orientar um estudante é sempre uma tarefa de grande responsabilidade, pois é necessário estabelecer uma relação de respeito e confiança, para que ambos tenham segurança no projeto a ser desenvolvido.

Para o 21º Concurso Estudos Deca - Banheiro de um Mercado Público Municipal, a primeira decisão foi uma visita técnica onde percorremos o edifício e vivenciamos a rotina do local. A pesquisa se fundamentou olhando para a edificação, buscando identificar elementos de sua materialidade que pudessem ser integrados ao projeto com uma linguagem contemporânea, e que, principalmente, abrangesse a diversidade de pessoas que frequentam o lugar diariamente.

Identificamos os materiais existentes e partir destes, a Camila realizou diversas pesquisas, pois era necessário analisar os materiais a serem utilizados, que deveriam ser de qualidade, mas, também, não poderiam fugir aos padrões do espaço. Além disso, teve de adequar a composição do banheiro em função das plantas baixas existentes, projetando sanitários femininos, masculinos e para portadores de necessidades especiais, alertando também para a harmonia das cores, pois o local precisa se tornar atrativo e perene.

Essa experiência foi extremamente gratificante, pois nos proporcionou conhecer uma edificação pertencente ao patrimônio histórico da cidade de outra forma: nos colocando em contato com a realidade do edifício na atualidade e criando a possibilidade de pensar em uma proposta de renovação para os sanitários, equipamentos fundamentais para um mercado público. Consideramos os dois aspectos, patrimônio e renovação, como diretrizes para encontrar a resposta que atendesse o resultado com respeito ao edifício e seus usuários.”

(Adriana Carolina Broilo, orientadora da UNIVATES)

Clique aqui e veja o projeto vencedor da Camila Volken.

CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO CAIXA N.º 3-0456/2017